A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União realizam nesta quarta-feira (23) a Operação Sem Desconto, que tem como objetivo combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ribeirão Preto está entre as cidades em que a operação é realizada.
Estão sendo cumpridos 211 mandados de busca e seis de prisão temporária. Além disso, há ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão.
A operação está sendo realizada no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
As investigações identificaram irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicadas sobre os benefícios previdenciários concedidos pelo INSS.
De acordo com a PF, foi cobrado de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024. Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.
O que o aposentado ou pensionista pode fazer?
O aposentado ou pensionista que tiverem o desconto indevido de mensalidade associativa no extrato de pagamentos (contracheque) podem pedir a exclusão de débito de forma automática pelo aplicativo ou site Meu INSS.
Na tela inicial do “Meu INSS” é possível consultar a “mensalidade associativa”. Em seguida, basta pedir a “exclusão de mensalidade de associação ou sindicato” ou “bloqueio de mensalidade de associativa”. O serviço também pode ser solicitado pela Central 135 e diretamente às entidades associativas.
SAIBA MAIS
Motorista fica ferido após bater carro na traseira de caminhão em rodovia na região
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quem ficou com o terceiro lugar no BBB 25?
O post PF faz operação em Ribeirão Preto contra fraude bilionária no INSS apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.