Piloto de aeronave com cocaína desrespeitou ordem e caças da FAB deram tiro de advertência


A aeronave decolou do Paraguai com 400 kg da droga e tinha como destino a região de Araraquara (SP). Piloto pousou em pista de terra entre Matão e Dobrada e fugiu. Aeronave interceptada com cocaína entre Matão e Dobrada
Cairo Oliveira/EPTV
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que os pilotos dos caças A-29 Super Tucano dispararam tiros de advertência depois que o piloto da aeronave carregada com 400 quilos de cocaína desrespeitou a ordem de parada.
📲 Compartilhe no WhatsApp
📲 Compartilhe no Telegram
A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), entre Matão e Dobrada (SP), depois que a FAB e a Polícia Federal (PF) interceptaram uma aeronave modelo Beechcraft Baron 58, que ingressou no espaço aéreo brasileiro.
Avião carregado com droga é interceptado pela FAB entre Matão e Dobrada
Polícia Federal
LEIA TAMBÉM: Caças da FAB interceptam avião com 400 kg de cocaína entre Matão e Dobrada
Segundo a FAB, como a aeronave não tinha plano de voo, ela passou a ser monitorada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF.
“A partir de então, os pilotos de defesa aérea seguiram os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) e a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004”, diz o comunicado da Força Aérea Brasileira.
A aeronave decolou do Paraguai e tinha como destino a região de Araraquara (SP). Após a interceptação, o avião fez um pouso forçado em uma pista de terra, próximo à Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e os dois ocupantes fugiram pelo canavial.
Avião com drogas que tinha Araraquara como destino é interceptado
A ação faz parte da Operação Ostium e da Operação Ágata, do Ministério da Defesa, interligadas ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). O objetivo é coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, no qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública.
Aeronave
Avião carregado com droga é interceptado pela FAB entre Matão e Dobrada
Polícia Federal
Segundo Fernando Catalano, professor do curso de engenharia aeronáutica da USP de São Carlos, a aeronave interceptada é um bimotor Beechcraft Baron 58. Ainda não há informações sobre a identidade do dono dela.
Ela tem capacidade para transportar um piloto e cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas).
Foi projetada, desenvolvida e produzida em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela então Beech Aircraft, atualmente Beechcraft Corporation.
Avião carregado com droga é interceptado pela FAB entre Matão e Dobrada
Polícia Federal
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.