Na gravação, homem se refere a moradores como ‘bando de negro desgraçado.’ Após ser preso em flagrante, suspeito passou por audiência de custódia e obteve direito a responder em liberdade. A Polícia Civil analisa imagens de câmeras de segurança e um áudio de uma confusão entre moradores que resultou em um jovem preso por suspeita de injúria racial a uma família de Brodowski (SP) no fim de semana.
Em uma das gravações, que deve fazer parte do inquérito por lesão corporal e injúria racial, é possível notar um agressor se referindo a vizinhos como “bando de negro desgraçado” durante o desentendimento ocorrido por conta do barulho de uma festa.
Um suspeito, de 21 anos, chegou a ser preso em flagrante, mas após audiência de custódia obteve o direito a responder em liberdade. A representação local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanha o caso.
Procurada, a defesa informou nesta segunda-feira (29) que não vai comentar o caso.
Sara e a mãe, alvo de injúria racial em Brodowski (SP)
Marcelo Moraes/EPTV
Danos e agressões
O caso ocorreu na noite de domingo (28) na Vila Nossa Senhora das Graças, por volta das 19h30.
Moradora de uma das casas do bairro, Sara Cristina Vieira de Souza conta que vizinhos haviam alugado um imóvel próximo para fazer uma festa que se iniciou de manhã e foi até o início da noite, com repetidas reclamações por excesso de barulho, o que motivou a Polícia Militar a comparecer ao local para averiguação.
Imagem mostra discussão entre vizinhos em Brodowski, SP
Câmera de segurança
Segundo ela, depois que a festa terminou, assim com a polícia, um dos vizinhos se aproximou da casa dela, arremessou alguma coisa em direção ao portão – que mais tarde, seria danificado – e começou a xingar a família. A moradora acredita que isso ocorreu porque, equivocadamente, o agressor pensou que as denúncias por perturbação de sossego tinham partido dali.
“Ele jogou alguma coisa aqui no portão, aí eu escutei alguém xingando. (…) Achei que era vizinho brigando ou alguém chamando, aí eu pus a cara aqui no portão, aí ele começou a xingar”, afirma.
Sara conta que, em seguida, chamou seus irmãos, que saíram exaltados de dentro do imóvel, mas não chegaram a agredir ninguém. De acordo com ela, mesmo assim, vizinhos começaram a chutar o portão da casa dela, quebraram vidros da janela da sala e danificaram uma bicicleta.
Um deles, segundo a jovem, chegou a se armar com um pedaço de pau. Imagens de câmeras de segurança obtidas pela produção da EPTV, afiliada da TV Globo, mostram um dos momentos da confusão entre os vizinhos, discutindo no meio da rua.
“Eles vieram pra cima. Aí eu peguei a câmera e comecei a filmar, eu falei assim pra ele: eu tôo filmando, na hora que ele viu que estava filmando ele começou a chutar o portão, esmurrar o portão, foi na hora que ele derrubou. Aí ele começou a xingar, ‘bando de negro’, ‘macaco’, ‘seus pretos’, ‘não sei por que moram aqui’, sabe? Umas palavras de baixo calão”, conta.
Depois disso, a Polícia Militar apareceu no local. Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante e responde por injúria racial. Ele chegou a passar por audiência de custódia, mas poderá responder em liberdade.
Mais do que os prejuízos materiais na casa, a família pede apuração dos fatos pelas ofensas de cunho racista. “A cor da pele não significa nada”, diz Sara.
Portão derrubado durante confusão entre vizinhos em Brodowski, SP
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Polícia Civil analisa áudio com ofensa racista a família durante confusão entre vizinhos em Brodowski, SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.