Polícia procura por dois suspeitos de roubar bicicletas na zona rural da região de Ribeirão Preto, SP


A busca faz parte da Operação Gangue das Cabritas. A quadrilha já fez nove vítimas em trilhas nas estradas rurais. Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) estão à procura de dois assaltantes suspeitos de integrar uma quadrilha que rouba bicicletas na zona rural da região de Ribeirão Preto, SP.
A Operação, denominada Gangue das Cabritas, aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), em três bairros: Jardim Progresso, Parque Ribeirão e Monte Carlo, todos na zona Oeste. Uma bicicleta foi apreendida.
De acordo com o delegado, da DIG, Cézar Augusto de França, um terceiro suspeito foi preso no final do mês de junho. Os policiais tentaram cumprir dois mandados de prisão, mas um dos homens não foi encontrado e o outro conseguiu fugir.
“O suspeito estava na casa da mãe, no Monte Carlo, ele percebeu a ação e conseguiu pular o muro e se evadiu pelos telhados e fugiu”, explica o delegado.
Bicicleta recuperada durante operação da Polícia Civil de Ribeirão Preto, SP
Naiana Kennedy/CBN Ribeirão
Segundo o delegado, ao todo foram quatro assaltos, nove vítimas e oito bicicletas levadas pela quadrilha.
Ainda segundo o delegado, os ladrões agiam usando sempre o mesmo carro, um Monza azul, e de forma violenta.
“Usavam arma de fogo, muita violência psicológica e também agressões físicas. O fato de Guatapará é extremamente grave, efetuaram inclusive disparos de arma de fogo contra as vítimas para subtrair as bicicletas”, relata.
A operação recebeu o nome de Gangue das cabritas, que é a denominação que e os ladrões usam para bicicleta roubada.
Os criminosos aterrorizavam os ciclistas, principalmente, nos fins de semana quando é comum a prática do esporte em trilhas em meio aos canaviais da região.
De acordo com o delegado os três suspeitos têm passagens pela polícia e eram investigados desde o ano passado.
“Tínhamos conhecimentos que os roubos passaram a ser efetivados esse ano, chamamos as vítimas fizemos o reconhecimento por fotos e não há dúvidas que são eles os autores desses crimes”, afirma o delegado.
Os investigadores da DIG continuam com as investigações para concluir a operação.
“Agora estamos em campo tentando capturá-los, mas é questão de tempo para conseguirmos êxito e finalizar a investigação”, informa o delegado.
O delegado orienta que os ciclistas devem tomar alguns cuidados para que não sejam vítimas de assaltos.
“É uma atividade esportiva infelizmente hoje perigosa, tem que se evitar principalmente a zona rural. Eles se aproveitam do ermo para facilitar o roubo. Os ciclistas devem evitar levar joias, celulares caros e andar em grupos”, salienta.
Assaltos na região
O ciclista Paulo Ferrari foi agredido e assaltado na manhã de domingo (18), enquanto treinava na estrada de uma fazenda entre o distrito de Bonfim Paulista (SP) e o município de Cravinhos (SP).
No dia 8 de junho, três ciclistas também foram assaltados durante um passeio em uma estrada rural, próximo ao quilômetro 323 da Rodovia Alexandre Balbo, no Anel Viário Norte, Ribeirão Preto (SP)
De acordo com a vítima, primeiro ela foi atropelada por dois homens em um carro. Além da bicicleta, avaliada em R$ 10 mil, os bandidos também levaram o celular dele e um marcador de velocidade.
No dia 24 de junho, cinco ciclistas de Sertãozinho (SP) foram assaltados na estrada vicinal que liga Guatapará (SP) a Pradópolis (SP). Eles reagiram à abordagem dos bandidos e um deles ficou ferido.
Eles também foram ameaçados por bandidos armados e mantidos em um canavial. De acordo com uma das vítimas, apesar das bicicletas não serem de alto valor, elas foram levadas.
À polícia, as vítimas contaram que foram abordadas por três homens armados, que estavam em um veículo Monza da cor azul.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.