População reclama de abandono do bosque Fábio Barreto em Ribeirão Preto, SP


Espaço possui mais de 250 mil m² de área reservada para a natureza no meio da cidade, mas tem locais fechados e mal preservados. Prefeitura prevê melhorias e reabertura. População reclama de abandono no Bosque Fábio Barreto em Ribeirão Preto, SP
Olhando de cima, a vista é espetacular: o Bosque Zoológico Municipal Fábio Barreto fica dentro do Morro São Bento, em uma área entre o Centro, os Campos Elíseos e o Jardim Paulista, em Ribeirão Preto (SP). São mais de 250 mil m² reservados para a natureza. Olhando do chão, no entanto, a sensação é de abandono.
Um dos cartões postais da cidade, o Jardim Japonês não pode mais receber visitantes. Uma grade improvisada impede o acesso.
O zoológico, que costumava encantar as crianças, já não chama mais a atenção. As placas com os nomes e descrições das espécies estão quase apagadas.
No corredor das aves, a fonte de água está desligada e uma corrente fecha a passagem. O serpentário está vazio. Os bancos, sem pintura e sujos. Em vários locais, o piso está quebrado.
Jardim Japonês, no Bosque Zoológico Fábio Barreto, segue fechado em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
As paredes e vários recintos dos animais colecionam rachaduras, e as grades de proteção ficaram amassadas, quebradas e enferrujadas.
Em 2002, a Casa da Ciência foi criada para divulgar pesquisas científicas e facilitar o acesso à educação ambiental, mas já não funciona mais. O prédio, assim como praticamente todas as outras áreas do bosque, tem aspecto de abandono.
Placa do Zoológico Bosque Municipal Fábio Barreto pichada em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Tudo isso entristece quem, um dia, já viu o bosque em pleno funcionamento, como a digitadora Inaiara Santos dos Reis. “Nasci aqui em Ribeirão Preto e faz parte da minha história”.
Ela lembra que o pai apitava partidas de futebol de salão na Cava do Bosque, e ela e os irmãos eram presença garantida. Mas agora, a situação mudou.
“O bosque está triste, os animais estão tristes, não tem mais aqueles casais de animais. Eu vejo que está mais abandonado”, diz.
Casa da Ciência do Zoológico Bosque Municipal Fábio Barreto, aberta em 2002 em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
O que diz a prefeitura?
A Secretaria do Meio Ambiente informou que o Jardim Japonês está interditado para a segurança dos visitantes e funcionários porque uma árvore de 25 metros de altura requer cuidados.
A pasta também disse que a Casa da Ciência vai ser revitalizada e passará a abrigar uma biblioteca. A licitação deve acontecer nos próximos dias.
Banco do Zoológico Bosque Municipal Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
O terrário, ainda segundo a secretaria, deve ser reaberto no aniversário de Ribeirão Preto, comemorado no dia 19 de junho.
A prefeitura também afirmou que o bosque passa por cuidados diários e melhorias estão sendo feitas para atender melhor os frequentadores.
Vista aérea do Zoológico Bosque Municipal Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.