Prédio da antiga Cianê vai abrigar Instituto Federal em Ribeirão Preto, diz prefeito


Anúncio foi feito nesta sexta-feira (4) por Duarte Nogueira durante visita ao IF em Sertãozinho. Ministério da Educação (MEC) diz que estudos ainda são feitos. Prédio da antiga Cianê na zona Norte de Ribeirão Preto
Carlos Trinca
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) disse nesta sexta-feira (4) que o Instituto Federal de Ribeirão Preto (SP) será instalado na antiga fábrica Cianê, no bairro Campos Elíseos, zona Norte da cidade.
O anúncio foi feito durante visita do chefe do Executivo ao IF em Sertãozinho (SP). Segundo Nogueira, como o espaço ainda precisa de adequações, o início das atividades será em um prédio na Rua Wladimir Pinto Ferraz, no bairro Parque Ribeirão Preto, na zona Sul, com capacidade para atender 600 alunos a partir de 2024.
Em março deste ano, o Ministério da Educação (MEC) havia dado o aval para a instalação do campus em Ribeirão Preto. Na época, no entanto, o prefeito havia informado outros endereços como candidatos favoritos a abrigar o IF, como a Escola Municipal Celso Charuri e uma unidade do Sesi.
Em nota divulgada nesta sexta-feira, a prefeitura informou que a antiga Cianê tem 36 mil metros quadrados de área e receberá melhorias em sua estrutura.
As discussões tiveram a participação do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP).
As tratativas para a instalação do IF em Ribeirão Preto começaram em 2013. A então prefeita Dárcy Vera, na época filiada ao PSD, chegou a assinar um termo de compromisso para garantir um campus na cidade, que seria na antiga fábrica de tecidos Cianê-Matarazzo, mas as conversas não avançaram e só foram retomadas em 2023.
O g1 entrou em contato nesta sexta-feira com o MEC para saber detalhes sobre o investimento e os cursos que serão oferecidos na unidade.
O ministério disse que o plano de expansão de novas unidades dos institutos federais está sendo planejado pela pasta e debatido com outros ministérios.
Apesar do anúncio de Nogueira, que esteve com o reitor do IF, o MEC informou que o lançamento, a quantidade e a localidade das novas unidades ainda não estão definidos.
“A expectativa é que brevemente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça este anúncio.”
Veja mais notícias do g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
f

Adicionar aos favoritos o Link permanente.