Prefeitura estuda retomar ciclofaixas aos domingos em Ribeirão Preto, SP


Secretaria de Esportes deve abrir licitação para contratar empresa para cuidar de projeto. Previsão de gastos é de até R$ 800 mil ao ano. Prefeitura de Ribeirão Preto, SP, busca empresa para ciclofaixa voltar a funcionar
A Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) pretende retomar o projeto de ciclofaixas da Avenida Maurílio Biaggi e estuda abrir um processo licitatório para contratar uma empresa que fique responsável pela administração técnica e operacional da via.
As ciclofaixas funcionaram em Ribeirão por dez anos e foram desativadas em 2020. O projeto prometia lazer e esporte à população aos domingos, quando uma faixa ao longo da avenida passava a ser de uso exclusivo dos ciclistas, entre 7h e 13h.
Ciclofaixas foram desativadas em Ribeirão Preto, SP, há três anos
Reprodução/EPTV
No período, agentes da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto(Transerp) faziam a fiscalização e o monitoramento de veículos e bicicletas no local.
Propagandas nas estruturas que acompanhavam a avenida mantinham a ciclofaixa funcionando. Desta vez, de acordo com o secretário de Esporte Ricardo Aguiar, a ideia é retomar o programa sem elas.
Ele deseja contratar uma empresa por até R$ 800 mil ao ano para reativar o projeto aos domingos. Uma licitação está nos planos da administração.
“A população sempre aderiu muito bem e a gente quer fazer o processo licitatório para que a gente faça a contratação de uma empresa que fique responsável pela operação da ciclofaixa. Já foi previsto orçamento, a gente está, inclusive, nos ajustes finais, para que possa voltar a atividade e o programa da ciclofaixa”.
Prefeitura de Ribeirão Preto, SP, pretende retomar o projeto de ciclofaixas da Avenida Maurílio Biaggi
Reprodução/EPTV
O maior problema, explica Aguiar, é que o horário de operação das ciclofaixas não se limita ao período que elas estão em funcionamento, das 7h às 13h.
“É muito importante as pessoas entenderem que toda operação da ciclofaixa não acontece somente naquele período [das 7h às 13h]. Começa às 4h e vai até às 14h, então precisa ser uma empresa que tenha capacidade técnica e operacional”.
Ainda de acordo com Aguiar, o projeto terá apoio de agentes de trânsito da Transerp, da Guarda Civil e da Secretaria de Esportes.
Retomada pode acontecer ainda este ano
Apesar de não existir uma data para que as ciclofaixas voltem a funcionar em Ribeirão Preto, a secretaria projeta a retomada do programa para até o fim de 2023.
Vai depender, apenas, do interesse de empresas, que devem apresentar uma proposta à prefeitura.
O ciclista Renato Rodrigues torce para dar certo.
“Faz falta. Era um instrumento de lazer para as pessoas, principalmente, aos domingos de manhã. Muitas pessoas comentam com a gente se vai voltar, se não vai. As ciclofaixas são o ponto inicial para a pessoa que não pedala e quer pedalar”.
Projeto de ciclofaixas aos domingos funcionou em Ribeirão Preto, SP, por 10 anos, mas foi desativado em 2020
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.