Primeira Casa do Brincar de Ribeirão Preto: refúgio para brincar longe das telas


A primeira Casa do Brincar de Ribeirão Preto busca resgatar a importância do brincar livre e a saúde mental das crianças na primeira infância
Espaço Brincar. Crédito: Alexandre Madurro.
O brincar na primeira infância vem se tornando cada vez mais importante em nossa sociedade, que se caracteriza pelo modelo de residências em apartamentos fechados. Para manter as crianças entretidas e afastá-las do tédio, a solução tem sido recorrer ao uso de telas e preencher suas agendas com uma infinidade de atividades extracurriculares, como aulas de inglês, balé e música. O resultado é que as crianças não brincam mais livremente como antes.

Espaço Brincar. Crédito: Alexandre Madurro.
Nesse contexto, a Casa do Brincar surge como uma proposta inovadora, visando resgatar e despertar os sentimentos essenciais da infância. A ideia é criar ambientes onde as crianças possam explorar o brincar de forma livre, desenvolvendo sua criatividade.
O projeto foi idealizado por Lis Silva, uma pedagoga com mais de 15 anos de experiência na educação infantil, que observou as dificuldades das crianças em suas relações sociais durante suas aulas. Inspirada por essas observações, ela iniciou suas pesquisas sobre a importância do brincar nas relações sociais, participando de um grupo de estudos na USP Ribeirão Preto.

Espaço Brincar. Crédito: Alexandre Madurro.
Em sua busca por conhecimento, Lis Silva estudou as experiências proporcionadas pelas Casas do Brincar na capital de São Paulo. Com base nessa vivência, ela decidiu trazer a ideia para Ribeirão Preto e criou o Espaço Brincar. Inicialmente, o projeto foi desenvolvido em um quintal bastante limitado, mas rico em possibilidades de brincadeiras.

Espaço Brincar. Crédito: Alexandre Madurro.
Ali, foram realizadas estimulações sensoriais e explorações do brincar voltadas para bebês. O sucesso foi imediato, e no ano seguinte Lis Silva percebeu a necessidade de ampliar o espaço, transformando-o na primeira Casa do Brincar de Ribeirão Preto.
Localizada no Alto da Boa Vista, a Casa do Brincar oferece uma programação e ambientes que potencializam o brincar. Com amplas áreas verdes, o espaço proporciona o contato com a natureza e cuidados com animais. É por meio do brincar que as crianças têm a oportunidade de explorar suas emoções e desenvolver suas habilidades afetivas, sociais e cognitivas.

Espaço Brincar. Crédito: Alexandre Madurro.
Pesquisas recentes confirmam que o brincar auxilia no desenvolvimento das competências emocionais e sociais das crianças. Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, com 750 famílias na primeira infância, revelou que crianças que brincam livremente apresentam menos problemas relacionados à saúde mental, como medo e ansiedade.
Em Ribeirão Preto, o modelo da Casa do Brincar do Espaço estimula o brincar livre e o contato com elementos naturais, além de oferecer cuidados com animais. O espaço conta com diversos planos de brincadeiras, acolhendo crianças a partir dos 6 meses até os 7 anos de idade, em diferentes formatos.
Os pais também podem participar das brincadeiras junto com as crianças, contando com o auxílio de educadoras que mediam as atividades oferecidas. Durante as férias escolares, a Casa do Brincar proporciona uma programação especial com atividades culturais, como shows musicais infantis e apresentações teatrais, além de atividades esportivas, como judô, circo e futebol, oferecendo muito espaço para o brincar livre das crianças.
Saiba mais sobre o Espaço Brincar!
Mais informações:
Endereço: Av. Vereador Manir Calil 565 – Alto da Boa Vista.
WhatsApp: (16)997896509
Instagram: @espacobrincarrp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.