Programa Sorrindo para o Futuro promove saúde bucal a alunos de Barretos


Iniciativa atende mais de cinco mil crianças da Educação Infantil, entre quatro meses e cinco anos de idade, e envolve 600 profissionais
Crédito: Prefeitura de Barretos.
Sorrindo para o Futuro é o nome do programa implantado pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos para promover a saúde bucal nos mais de cinco mil alunos da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino. A iniciativa, que realizada por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, envolve 600 profissionais e é realizada nos 21 Centros Municipais de Educação Infantil, os CEMEI’s.
Para a coordenadoria do programa, a implantação é o primeiro passo para a realização de um grande sonho.
“O Sorrindo para o Futuro é uma ação transformadora, criada para mudar uma triste realidade. Cerca de 17% das crianças têm cárie no primeiro do ano de vida e somente a prevenção é capaz de diminuir o percentual. Para isso, é necessário entrar em ainda ação na faixa etária que o programa é direcionado, pois quando se começa o acompanhamento somente aos seis anos, as crianças já chegam à cadeira do dentista com problemas”, ressaltou Silvia Miranda.
A dentista lembrou, ainda, que iniciando acompanhamento logo cedo, a prevenção reflete em toda a saúde bucal, gengivas, má-oclusão e até na fala.
“Para prevenir a dengue tem que ir atrás do Aedes. Para prevenir cárie, temos que mexer com o açúcar. Crianças de até dois anos não devem consumir açúcar. Essa é uma das ações de conscientização que o programa leva aos pais. Para evitar os problemas de má-oclusão e na fala, entra em ação uma árvore em que, de forma lúdica, as crianças poderão pendurar e se despedir de suas chupetas”, explicou.

Crédito: Prefeitura de Barretos.
Parceria Educação e Saúde
“Esta é mais uma atividade extremamente relevante para nossa Educação. Por meio de uma parceria entre Educação e Saúde estamos promovendo a prevenção da saúde bucal em nossas crianças”, afirmou a secretária municipal de Educação Jéssica Maria dos Santos.
“É um programa que trará frutos para além de atual gestão. No futuro continuará promovendo resultados no sorriso e na saúde de nossas crianças, de nossos adultos do amanhã. Desde o lançamento, contamos com a participação das gestoras das unidades escolares, que continuarão à frente das escolas em próximas gestões, como apoiadoras do programa para que ele nunca seja descontinuado”, destacou a secretária Jéssica.
Como forma de incentivar a escovação em casa, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino receberam no início do ano letivo um kit higiene, contendo escova de dente.
“É mais um reforço para o nosso projeto”, afirmou Thaisa Theodoro, que faz parte da coordenação do Sorrindo para o Futuro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.