Receita Federal apreende R$ 400 mil em celulares e acessórios em loja de Batatais, SP


Os aparelhos foram apreendidos durante operação de combate ao contrabando e descaminho da cidade. O dono da loja tem 24 horas para apresentar a documentação que comprove a legalidade da importação. Celulares são apreendidos pela Receita Federal em Batatais, SP
Divulgação/Receita Federal
A Receita Federal com a poio do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (BAEP) cumpriu mandado de busca e apreensão emitido pela 6ª vara federal de Ribeirão Preto (SP) e apreendeu 50 aparelhos de telefones celulares e acessórios em uma loja em Batatais (SP). As mercadorias foram avaliadas em quase R$ 400 mil.
De acordo com o auditor fiscal da receita federal, Miguel Amado, a importação das mercadorias, consideradas de alto valor, de marcas estrangeiras, não foi comprovada.
“A gente tem denúncias, tem pesquisas em redes sociais e cruzamento de notas fiscais, que identificaram que nesse contribuinte pode haver mercadoria que não tenha comprovação de sua importação regular”, afirma.
O proprietário da loja recebeu o termo de retenção e lacração dos volumes e terá 24 horas para apresentara as notas fiscais dos produtos importados.
Segundo o auditor, as mercadorias foram separadas e encaminhadas para o depósito da receita em Araraquara (SP), onde sofrerão o devido processo legal.
“Se o proprietário dessa mercadoria comprovar que ela foi regularmente importada, toda mercadoria será devolvida. Caso contrário, a mercadoria vai a perdimento e depois pode ser leiloada, destruída, doada ou incorporada, tudo devidamente legal dentro da previsão da legislação”, explica.
Receita Federal faz operação de combate ao contrabando e descaminho em Batatais, SP
Divulgação/Receita Federal
A apreensão aconteceu durante uma operação de combate ao contrabando e descaminho em Batatais. Ninguém foi preso.
Ainda de acordo com a receita federal, a comercialização irregular de produtos importados configura crime e prejudica a sociedade por meio da sonegação de impostos. Empresários que importam e comercializam regularmente também são afetados.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.