Ribeirão Preto começa vacinação contra febre amarela em área de risco

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto começou, nesta sexta-feira (3), a vacinação contra a febre amarela na população que vive em áreas no entorno do campus da USP (Universidade de São Paulo). No final de 2024, quatro macacos foram encontrados mortos em uma área de vegetação da universidade e exames apontaram a doença.

É válido lembrar que os macacos não transmitem a febre amarela. Os humanos são contagiados por um mosquito transmissor, assim como os animais.

Segundo o secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Maurício Godinho, não é preciso que a população procure as unidades de saúde para tomar a vacina, já que equipes da pasta estão indo até as casas de famílias que vivem na área de risco – o campus da USP e seu entorno no raio de 300 metros.

O prefeito Ricardo Silva (PSD) disse que a prioridade é para que a vacina seja aplicada em bebês com 9 meses de idade e em crianças com 4 anos, que precisam tomar a dose de reforço da vacina. Os adultos que tomaram a vacina contra a febre amarela depois dos 5 anos não precisam tomar uma nova dose.

A prefeitura afirma que a imunização é uma medida de bloqueio contra a doença, que não é detectada em humanos em áreas urbanas do Brasil desde os anos 1940.

O município conseguiu a disponibilização de 25 mil doses da vacina contra febre amarela, que foram enviadas pelo governo estadual e pelas prefeituras de São Paulo e Campinas.

SAIBA MAIS
Empresário e faxineira: Quem são os suspeitos de roubo milionário em Ribeirão Preto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Até quando as inscrições para o concurso da Embrapa foram prorrogadas?

O post Ribeirão Preto começa vacinação contra febre amarela em área de risco apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.