Ribeirão Preto, SP, registra 357 acidentes de trânsito com vítima em 4 meses, diz SSP


Número é 28% maior que o mesmo período em 2022. Entre as cidades do estado com o mesmo porte populacional, Ribeirão é uma das que mais tem registros desse tipo. Ribeirão Preto, SP, tem um dos maiores número de acidentes com vítimas do Estado
De janeiro a abril de 2023, Ribeirão Preto (SP) registrou 357 acidentes de trânsito com vítimas, 28% a mais que o mesmo período em 2022, quando foram 277 ocorrências. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
Os números colocam Ribeirão na contramão das ocorrências de lesão corporal culposa [quando não há intenção de matar] por acidente de trânsito se comparada com outras cidades do mesmo porte populacional.
Enquanto por aqui foram 357 acidentes com vítimas em quatro meses, Sorocaba (SP) registrou apenas 177 ocorrências no mesmo período.
Osasco (SP) e São José dos Campos (SP) contam, respectivamente, com 226 e 284 casos.
De janeiro a abril deste ano, Ribeirão Preto, SP, já registrou 357 acidentes de trânsito com vítimas
Sérgio Oliveira/EPTV
A frota de carros e motos nas ruas de Ribeirão também impressiona. Por dia, são 570 mil veículos, sem contar aqueles com placas de fora da cidade, mas que circulam por aqui.
Segundo a urbanista Vera Lúcia Blat Migliorini, uma saída para evitar o trânsito carregado e, consequentemente, os acidentes com vítimas é apostar na infraestrutura e na mobilidade urbana. Os corredores de ônibus que estão sendo construídos podem ajudar a diminuir as ocorrências.
“A gente ainda vê uma quantidade muito pequena de ônibus transitando por estes corredores. Com mais ônibus, a gente tem menos pessoas nos seus veículos, nas suas motocicletas e que possam aproveitar toda essa infraestrutura que está sendo instalada”.
Esse aumento no número de acidentes em Ribeirão, ainda segundo Vera, deve servir como alerta.
“Tem um monte de fatores envolvidos aí. Estresse, pressa de maneira geral. Acho que tudo isso acaba levando as pessoas a dirigirem com mais imprudência. Espero que, quando todo esse sistema ficar pronto, realmente, a gente veja esses ônibus circulando, como a gente vê em outras cidades que têm corredores de ônibus. Uberlândia [MG], que não é muito longe daqui, tem um transporte coletivo e a gente passa lá e vê um onibus atrás do outro. Vai dizer que aqui em Ribeirão não tem demanda para ter um ônibus atrás do outro? Tem”.
À EPTV, afiliada da TV Globo, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) informou que tem realizado ações de conscientização e educação sobre boas práticas de direção em empresas e escolas e também faz abordagens nas ruas e avenidas da cidade.
Segundo a empresa, os semáforos inteligentes dos corredores de ônibus devem entrar em operação no fim do ano.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.