Ribeirão Preto, SP, tem 17 mil multas de trânsito por excesso de velocidade, diz Transerp


Tipo de imprudência lidera o ranking de penalidades na cidade. Multas por avanço de sinal vermelho chegam a 20 casos por dia. Condutores furam sinal vermelho no cruzamento das Ruas Tapajós e Coronel Américo Batista, no bairro Ipiranga, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
O acidente envolvendo um carro e uma moto que deixou duas pessoas gravemente feridas na manhã desta quarta-feira (24) na Avenida Doutor Francisco Junqueira é mais um registrado em Ribeirão Preto (SP) como reflexo da imprudência de condutores ao volante.
A suspeita é de que o motorista, de 22 anos, tenha avançado o sinal vermelho e também estaria em alta velocidade.
Para o advogado Adhemar Padrão, Ribeirão Preto é violenta na questão do trânsito.
“Isso reflete, de um lado, o comportamento do motorista, que é arredio. O motorista não está sensível à questão da segurança de trânsito e a violência que é se ele se envolver em um acidente como esse. De outro, a questão de dar um pouco mais de atenção no sentido de orientar e não apenas punir depois que acontece o acidente”.
Só nos primeiros quatro meses de 2023, quase 51 mil multas foram aplicadas em Ribeirão. O excesso de velocidade lidera o ranking, com quase 17 mil penalidades.
Chama a atenção também o número de multas por avanço de sinal vermelho na cidade: 2.451, média de 20 por dia.
Na terça-feira (23), uma mulher e a filha dela ficaram feridas depois que um motorista ultrapassou o sinal vermelho na Avenida Presidente Vargas e atingiu a moto em que estavam. O acidente aconteceu no cruzamento da avenida com a Rua Capitão Jarbas Vieira de Souza.
“Aqui a gente verifica muito que, a hora que o condutor vê o [sinal] amarelo em Ribeirão Preto, ao invés de entender que está se antecipando ao vermelho, ele entende que está se prolongando o verde, ou seja, ‘olha, está acabando o seu verde’. É onde ele acelera e, em muitos casos, onde ocorrem os acidentes”, diz Delcides Araújo, diretor de trânsito da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp).
Ribeirão Preto, SP, registra média de 20 multas por dia por avanço de sinal vermelho
Reprodução/EPTV
A professora Aparecida de Fátima Duarte diz que andar a pé em Ribeirão Preto é constantemente presenciar freadas bruscas de todos os tipos de veículo.
“Tem sinal para o pedestre passar, o motoqueiro passa no sinal amarelo para ele. Muitos brecam em cima de você. É impossível ficar aqui e não ver uma brecada em cima de uma pessoa”.
Excesso de velocidade foge à regra em Ribeirão
Segundo Padrão, o excesso de velocidade nas vias em Ribeirão Preto foge da regra da média geral do Brasil. As multas seriam prova disso.
Para ele, além de educação de trânsito para os condutores, é preciso também uma política pública por parte da administração, que pune apenas depois que o problema acontece, como é o caso dos radares.
“Esse problema de excesso de velocidade que envolve comportamento do motorista, que tem de ser prudente, tem de respeitar a regra, porque a regra é o melhor para ele e para os outros. Do outro lado, a administração pública, que precisa implantar uma política pública para controle da velocidade não só a questão do radar para punir depois que excede”.
Excesso de velocidade lidera ranking de multas em Ribeirão Preto, SP, com quase 17 mil penalidades
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias do g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.