Ribeirão Preto, SP, tem alta de 14% em furtos em um mês, diz SSP


Dados da Secretaria de Segurança Pública divulgados nesta sexta-feira (26) mostram que cresceram ocorrências em abril em comparação com março. Homem com mochila de entregador furta celular que estava no bolso de mulher que caminhava com filhos em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Câmera de segurança
Em 30 dias, o número de furtos em Ribeirão Preto (SP) aumentou 14%. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgados nesta sexta-feira (26) mostram que em abril foram 857 ocorrências ante 752 registradas em março.
Os números de abril de 2023 são maiores, inclusive, se comparados com 2019, ano que antecedeu a pandemia. Em abril daquele ano, a cidade registrou 740 furtos.
Nos primeiros quatro meses deste ano, Ribeirão registrou 3.141 furtos, de acordo com a SSP.
A área do 2º DP é onde mais acontece esse tipo de crime e Campos Elíseos lidera como a região mais perigosa, com 707 furtos só nos primeiros quatro meses de 2023.
O Sindicato dos Metalúrgicos, localizado naquela região, é alvo frequente de criminosos. De acordo com o presidente Edmilson Carlos Domingues, foram dez ocorrências nos primeiros quatro meses do ano.
“Teve período que [o criminoso] entrava em um dia, fazia intervalo de um dia, e aí entrava de novo. Encontrávamos arrombado, era furto de fios, cabos elétricos. Não dava nem tempo de restabelecer a energia, câmeras e alarmes, e já aconteciam novos furtos. O seguro, normalmente, não cobre essa parte de furto de cabos elétricos e prejudica não só a nossa categoria, prejudica a sociedade toda”.
Edmilson Carlos Domingues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto, diz que o prédio é alvo frequente de criminosos
Marcelo Moraes/EPTV
Consultor de segurança, Adevair Alves Fonseca explica que os altos números são reflexo da volta da normalidade, uma vez que entre 2020 e 2022, o país vivia em pandemia.
“Voltamos em uma normalidade. Aumenta a circulação de pessoas, proporcionalmente, aumenta o número de crimes. É preciso ter atenção, porque o marginal está diretamente ligado à nossa desatenção. O momento do descuido é quando ele pratica o crime, principalmente aqueles crimes de oportunidade. Ele está passando, enxerga a oportunidade e acaba praticando o crime”.
Adevair Alves Fonseca, consultor de segurança em Ribeirão Preto, explica que momento do descuido é quando furtos são praticados
Marcelo Moraes/EPTV
O especialista ainda alerta para uma possível nova alta em maio, por conta do benefício dado aos detentos em saídas temporárias.
“No mês de maio, tem a saidinha de detentos no Dia das Mães, então aumenta o número de marginais na sociedade. A tendência nesse mês, especificamente, é aumentar. Mesmo porque alguns não retornam”.
Roubos diminuíram
De março para abril, o número de roubos em Ribeirão Preto diminuiu 11%. Em abril, foram registradas 239 ocorrências, enquanto no mês anterior foram 269. Desde o começo do ano, a cidade já registrou 897 crimes desse tipo.
O roubo de veículos também diminuiu nos últimos 30 dias. Foram 47 ocorrências em março ante 43 em abril.
Em nota, a SSP informou que vem trabalhando desde o primeiro dia do ano para combater e reduzir a criminalidade em todo o Estado.
Em Ribeirão Preto, segundo a pasta, foram efetuadas 153 prisões pelos crimes de furtos e roubos em geral e de veículos.
“Há muito trabalho a ser feito, mas os resultados das ações policiais já demonstram a eficácia das ações desenvolvidas para combater a criminalidade. Ao todo, o município registrou um aumento de 15,35% nas prisões na comparação do primeiro quadrimestre de 2023 com o ano anterior. O policiamento ostensivo e preventivo segue intensificado pela Operação Impacto”, diz.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.