Ribeirão Preto teve oito leis barradas pela Justiça em 2024

Ribeirão Preto possui oito leis inconstitucionais julgadas pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) em 2024, de acordo com o “Ranking de Inconstitucionalidade” do Conjur, revista especializada no mundo jurídico.

>>>FIQUE POR DENTRO: Lei ‘anti-Oruam’ entra em vigor em Ribeirão Preto; Entenda

De acordo com o anuário, 13 ações de inconstitucionalidade foram julgadas pelo órgão no ano passado, e o município ocupa a 13ª posição do ranking. Em 2023, Ribeirão estava na 10ª colocação, com nove ações julgadas, sendo oito procedentes.

Quais são as leis consideradas inconstitucionais?

Entre as leis consideradas inconstitucionais pelo tribunal, estão as propostas que criam cargos comissionados e funções gratificadas na Prefeitura de Ribeirão Preto durante a reforma administrativa promovida pela gestão de Duarte Nogueira (PSDB).

Na ocasião, a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo moveu a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para questionar as leis complementares 3062/2021, 3155/2022 e 3184/2023.

O TJ-SP também considerou inconstitucionais trechos da lei 2.524/2012, que estabeleceu em 58 horas-aula a jornada de trabalho dos professores da rede municipal de Ribeirão Preto.

No entendimento do órgão, a Constituição Federal estabelece o limite de 44 horas semanais de trabalho, sendo 8 horas diárias, para todos os trabalhadores.

A legislação municipal, no entanto, estipulava jornadas de até 48 horas e 20 minutos por semana, implicando em 9 horas e 40 minutos por dia para professores da educação básica II e III, o que o Tribunal considerou irregular.

>>>FIQUE POR DENTRO: Projeto permite reprovação de alunos no ano escolar por mau comportamento

Número já foi muito maior

Ribeirão Preto já enfrentou anos com maior incidência de leis questionadas judicialmente.

Em 2018, por exemplo, ocupou o primeiro lugar no estado de município com mais dispositivos legais derrubados pela Justiça paulista. Em 2015 e 2017, a cidade ficou em terceiro lugar no ranking.

Para o presidente da Mesa Diretora, vereador Isaac Antunes (PL), os dados divulgados refletem um trabalho técnico do Legislativo.

Queremos que Ribeirão seja reconhecida não apenas pelo que representa economicamente, mas também pela qualidade das suas leis e do seu trabalho institucional

Isaac Antunes


SAIBA MAIS

Bandidos invadem casa e roubam quadro na zona Leste de Ribeirão Preto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Antes de tudo, que tal um bolo de cacau em pó? Aprenda a receita

O post Ribeirão Preto teve oito leis barradas pela Justiça em 2024 apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.