RP Mobi estuda transformar pontos de táxi em vagas de estacionamento rotativo

A RP Mobi, empresa que gerencia o trânsito de Ribeirão Preto, realiza um estudo que pretende transformar pontos de táxi em vagas de estacionamento rotativo em diversas regiões da cidade.

Atualmente, 38 pontos de táxi estão ativos no município. Além disso, existem 13 extensões espalhadas por diferentes áreas de Ribeirão Preto — o maior fica na rodoviária, com 43 permissões, e o menor está na Vila Abranches, com apenas uma permissão.

De acordo com o decreto nº 343, de 1990, o número de taxistas deve ser proporcional à população, sendo um veículo para cada 2.500 habitantes. Cada profissional deve pagar um valor para ter direito a uma vaga no ponto de táxi.

Hoje, há 365 autorizações para que motoristas exerçam a função — 14 a menos do que em 2020, quando 379 taxistas atuavam na cidade.

Apesar dos números expressivos, a RP Mobi afirma que o estudo tem o objetivo de otimizar o trânsito em Ribeirão Preto, já que dificilmente todos os veículos ficam estacionados ao mesmo tempo.

“Para cada ponto a gente tem um espaço suficiente para todos estacionarem ao mesmo tempo. Isso dificilmente ocorre. Com o uso dos rádios pelos veículos de táxi, hoje fica muito rotativo. Então às vezes ele [os taxistas] está trabalhando, só que ele não está estacionado no ponto, porque de uma viagem, ele se conecta com o rádio e daquele local já vai fazer outra viagem”, explicou Luiz Anselmo Zuculo, gerente de transportes da RP Mobi, durante entrevista à EPTV.

Taxistas são contra

Profissionais que atuam na área a décadas são contra essa mudança. José Antônio de Souza, por exemplo, que trabalha em um ponto da rua Visconde de Inhaúma, afirma que, além de necessária, a vaga garante a segurança do cliente.

Os carros chegam e tem que estacionar em algum lugar, então nós já pagamos isso para eles, por isso tem a placa de ‘início’ e ‘término’ do táxi. O taxista tem a vaga garantida, mesmo que ele não venha, fique dois ou três dias (sem ir ao local), ele tem que ter a vaga dele. Nós pagamos por isso. A gente não está aqui por acaso e isso é para dar qualidade e segurança para o cliente

José Antonio de Souza

Paulo César Frigeri, outro taxista contrário à medida discutida pela RP Mobi, também critica a proposta. “Se eles querem tirar o trânsito, têm que melhorar o ônibus, para o pessoal andar de ônibus e não vir de carro e pegar uma vaga que, por direito, é do taxista. É uma concessão. Isso aqui nós não inventamos.”

O estudo será realizado com a diretoria de trânsito e a equipe de engenharia do departamento de permissões da RP Mobi. Portanto, qualquer mudança só deve ocorrer após a conclusão da análise.

“[Queremos] tentar otimizar essas vagas para um outro tipo de estacionamento. Elas não são ociosas, mas estão ociosas naquele momento”, finaliza o gerente de transportes da RP Mobi.

*Com informações da EPTV


SAIBA MAIS

Bancos mudam de horário nessa semana; Entenda

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Por que Bella Ramsey foi escolhida para ser a Ellie em ‘The Last of Us’?

O post RP Mobi estuda transformar pontos de táxi em vagas de estacionamento rotativo apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.