Sevandija: Bastidores são revelados em livro lançado por jornalista em Ribeirão Preto

O jornalista Cristiano Pavini lança na próxima quarta-feira (12) o livro “Sevandija – A história da operação contra corrupção que estremeceu uma das maiores cidades brasileiras”, pela editora Terra da Gente. O jornalista promete revelar bastidores sobre a operação deflagrada em 2016, que mudou a história de Ribeirão Preto.

O lançamento acontece na Livraria da Vila, do Shopping Iguatemi, a partir das 19h30, com sessão de autógrafos. Em entrevista ao acidade on Ribeirão, Pavini conta que entrevistou mais de 50 pessoas para escrever o livro, além de ter analisado dezenas de milhares  páginas de ações judiciais, documentos e interceptações telefônicas.

O jornalista, que atualmente é coordenador de projetos da Transparência Brasil, cobriu boa parte dos desdobramentos da Sevandija pelo jornal A Cidade.

“Esse livro é uma obra que começou a ser gestada já em 2016, quando a operação Sevandija foi deflagrada. Eu participei da linha de frente da cobertura do Grupo EP, na época pelo jornal A Cidade, na ocasião já percebi que poderia ter um desmembramento em livro”, afirma Pavini.

Ele conta que no ano seguinte ao início da operação, em 2017, fez o rascunho do que seria o primeiro capítulo da obra. “Isso ficou adormecido por um certo tempo, até que dois anos depois, conversando com o Grupo EP, a gente decidiu que era hora de seguir e, realmente, fazer uma obra sobre a operação”, declara.

Livro completo

Nesse meio tempo, quando a obra estava praticamente concluída, vieram as decisões judiciais do STJ (Superior Tribunal de Justiça) invalidando as interceptações telefônicas e, depois, esse ponto chegou a ser levado ao STF (Supremo Tribunal Federal), com decisões ora favoráveis, ora desfavoráveis à acusação. Atualmente, o recurso é analisado pelo ministro Nunes Marques.

“O livro aguardou para ser o mais completo possível, já trazendo os pontos mais atuais dos seus andamentos judiciais. Mas, eu já adianto que, em que pese a Sevandija tenha quase uma década, acredito que os leitores vão se deliciar com os fatos novos que estão sendo trazidos, com o estilo da escrita, que é bem ágil, e trazendo bastidores de como essa operação se constituiu e o que ela representou e ainda representa para Ribeirão Preto”, afirma.

Sem spoilers

Na entrevista, o jornalista conta que o livro traz mais detalhes sobre a famosa cédula de R$ 2, com as inicias de políticos investigados e sobre o episódio da morte do Marcelo Plastino, dono da Atmosphera.

“Muito emblemática ainda essa morte e, não vou trazer spoilers, mas acredito que mesmo aqueles leitores que acompanharam ativamente os desdobramentos da operação, principalmente pelo Grupo EP, por suas mais diversas mídias, televisão, rádio, escrita, digital, enfim, vai se surpreender com esses fatos que estou trazendo agora à tona”, relata.

Impactos na política

Para Cristiano Pavini a operação teve impacto de diversas formas na política de Ribeirão Preto. “Do ponto de vista de política, considerando votos, você teve envolvidos, denunciados, alguns condenados, outros aguardando confirmações de condenação, enfim. Mas temos envolvidos que eram pessoas políticas muito representativas da época, que naturalmente perderam sua relevância, perderam o seu cacife eleitoral. Com certeza, a Sevandija bagunçou”, avalia.

O jornalista acredita que em razão da Sevandija surgiram grupos organizados mais atentos às políticas públicas. “Carece ainda de mecanismos eficazes para prevenir que eventos semelhantes não mais aconteçam. Acho que a Sevandija serviu de alerta”, ressalta.

Reflexo da Lava Jato

Cristiano Pavini compara a operação Sevandija com a Lava Jato, que estremeceu o tabuleiro político nacional. Contudo, para ele a Sevandija é um case bem sucedido, em comparação a Lava Jato, que ele acredita ter “envelhecido mal”, e cita a participação de alguns de seus protagonistas, como Sergio Moro e Deltan Dallagnol.

“O livro tem um capítulo que é exclusivamente dedicado a origem da operação, e eu abordo como a Sevandija bebeu da fonte da Lava Jato. A Lava Jato, é bom ressaltar, em 2016 quando a Sevandija foi deflagrada, estava de vento em pouca, muito aclamada pela população e sem as críticas que viriam nos anos seguintes. E a Sevandija emulou muitos modus operandi da Lava Jato, como prisões preventivas, colaborações premiadas, então, certamente, a Sevandija é um reflexo da Lava Jato”, afirma.

A Sevandija ainda não padeceu desses males. Então, você ainda tem uma operação que é um case bem sucedido, no que tange no andamento dos processos até no episódio do STJ. O último capítulo do livro, eu já adianto, é uma pergunta se é o capítulo final mesmo. Porque a Sevandija tem muito ainda a ocorrer”, completa.

Serviço

Lançamento do livro Sevandija – A história da operação contra corrupção que estremeceu uma das maiores cidades brasileiras

Quando: quarta-feira, 12 de fevereiro, a partir das 19h30
Onde: Livraria da Vila – Shopping Iguatemi – avenida Luiz Eduardo Toledo Prado, 900, Vila do Golfe, Ribeirão Preto.
Preço do livro: R$ 70,00.
Páginas: 424 

SAIBA MAIS
Ação contra acordo do ônibus em Ribeirão Preto é extinta pela Justiça; Entenda

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
É melhor pagar o IPTU à vista ou parcelado?

O post Sevandija: Bastidores são revelados em livro lançado por jornalista em Ribeirão Preto apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.