A partir desta sexta-feira (4), a Usina Hidrelétrica Jaguara, localizada em Rifaina, cidade a 155 quilômetros de Ribeirão Preto, vai começar a reduzir o nível da água de seu reservatório, atingindo cotas menores do que as praticadas normalmente.
A ação tem o intuito de atender um pedido do Ministério Público, para que seja realizada uma visita técnica na ponte sob o Rio Grande, que liga os municípios de Rifaina e Sacramento (MG), no dia 9 de abril.
Em fevereiro de 2024, um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou que parte da estrutura da ponte estava com as ferragens expostas. A ponte foi construída pelas Centrais Elétricas de Minas Gerais, em 1968.

De acordo com a ENGIE Brasil Energia, responsável pela operação da usina, para garantir as condições necessárias para a realização da vistoria das estruturas, a redução será realizada de forma gradual em cerca de 10 centímetros por dia.
Isso permitirá que a cota máxima de 556,50 metros, autorizada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema), seja atingida até o dia da vistoria das estruturas.
Recomendações
Devido à redução do nível da água, a Usina Jaguara alerta para a necessidade de a população ribeirinha estar atenta com equipamentos e embarcações, visando evitar atracamentos ou encalhes.
Em caso de dúvidas, a comunidade pode entrar em contato com a usina através do telefone (34) 3351-9501 ou 3351-9502.
SAIBA MAIS
Anvisa proíbe todos os suplementos alimentares que contém ora-pro-nóbis
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quando será o Met Gala 2025?
O post Usina na região de Ribeirão vai reduzir o nível de água; Saiba o motivo apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.