USP de Ribeirão Preto busca crianças voluntárias para estudo sobre saúde infantil; veja como participar


Participantes devem ter nascido entre 2010 e 2011 e têm direito a atendimento com equipes de nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos de graça. USP busca crianças nascidas entre 2010 e 2011 para novo estudo
O Hospital das Clinícas de Ribeirão Preto (SP) busca crianças nascidas em 2010 e 2011 para participar de uma nova fase do Projeto Brisa. Os voluntários têm direito a realização de exames de saúde geral e bucal de forma gratuita.
Os participantes devem ter nascido entre janeiro de 2010 e junho de 2011. O atendimento inclui avaliações com equipes de nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos.
“A gente gostaria de convidar todas as mães cujos filhos nasceram nessa época pra vir ao nosso estudo. Nós estamos entrando no último mês e nós já examinamos cerca de 3 mil crianças”, diz a pesquisadora Maria da Conceição Pereira Saraiva.
Segundo ela, crianças que não moram na cidade também podem participar. “Gostaríamos de convidar até mesmo mães que não moram em Ribeirão Preto e que não podem trazer seus filhos, porque a gente pode fazer algumas entrevistas por telefone”, explica Maria.
Como participar?
Para participar, os pais ou responsáveis devem fazer um agendamento pelo Whatsapp (16) 99240-8044 ou pelo telefone fixo (16) 3315-9205.
Quais exames e avaliações estão disponíveis?
Os voluntários recebem análises de composição corporal, antropometria, questionários de saúde mental e padrão alimentar, além de investigações sobre saúde respiratória, força muscular, qualidade do sono, pressão arterial e saúde dos vasos sanguíneos.
Onde será o acompanhamento?
O acompanhamento será realizado no prédio da Clínica Civil da Faculdade de Medicina da USP, localizado na Rua Tenente Catão Roxo, 2701, de terça a sexta-feira de manhã e à tarde.
Segundo a pesquisadora Maria, será disponibilizada uma ajuda de custo para que os pais levem os filhos até o local.
O que é o Projeto Brisa?
Desde 2010, o Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente estuda fatores relacionados ao nascimento prematuro, avalia a saúde no período perinatal e acompanha a saúde geral, o desenvolvimento e a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis nos participares em diversas fases da vida.
A partir dessas análises é possível identificar como as condições socioeconômicas e de saúde desde o período intrauterino ao nascimento podem influenciar na saúde ao longo da vida.
Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.