Luciano Ângelo de Lima Filho morreu com um tiro nas costas um dia após aniversário de 15 anos. Crime aconteceu em 2012 e acusado foi condenado a 24 anos de prisão em abril de 2023, mas não foi preso. Acusados de crimes na região de Ribeirão Preto seguem foragidos da Justiça
A condenação do policial militar aposentado Valdinei Cecílio de Brito pela morte do adolescente de 15 anos, Luciano Ângelo de Lima Filho não amenizou a dor de familiares da vítima. Desde o julgamento, que aconteceu em abril de 2023, Brito está foragido. O crime aconteceu em outubro de 2012.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
À EPTV, afiliada da TV Globo, a avó de Luciano, Arlete Serafim dos Santos, contou que quando saiu do fórum no dia da condenação, em 24 de abril de 2023, achou que a ‘justiça havia sido feita’.
Luciano Ângelo Lima Filho morreu com um tiro nas costas aos 15 anos, em Ribeirão Preto, SP
Arquivo Pessoal
No entanto, após um ano e quatro meses sem notícias sobre o paradeiro do policial militar, ela lamenta o caso sem um ponto final.
“Eu o vi [Valdinei Cecílio de Brito] rindo no fórum com a família e nós? Nós vamos chorar a vida inteira pelo Luciano? Nós vamos chorar a vida inteira? É isso que eu quero saber. A justiça tem que ser feita, não foi isso que aquela juíza falou? Cadê a justiça? Eu não sei o que falar, dói muito” .
LEIA MAIS
Morte de adolescente após discussão por cone de trânsito em Ribeirão Preto completa 12 anos sem punição
PM é condenado a 24 anos por morte de adolescente após discussão por cone de trânsito
Luciano morreu com um tiro nas costas em 2012 depois de uma breve discussão com o então PM Valdinei Cecílio de Brito por conta de um cone de trânsito. O crime aconteceu no dia 8 de outubro, um dia depois do aniversário da vítima. (veja o caso mais abaixo)
Arlete diz que a sensação que fica é que a justiça não foi feita e revela que se apega às lembranças para sobreviver à perda do neto.
“Ele realmente foi condenado, mas eu acho que quem continua condenado somos nós, porque só ficou a lembrança do menino e nada resolveu. Eu acho que a nossa justiça é muito falha, é muito demorada e vamos continuar aguardando”.
Luciano Angelo de Lima Filho morreu com um tiro nas costas um dia depois de completar 15 anos, em 2012
Arquivo Pessoal
O julgamento
Após 11 anos da data do crime, o policial militar aposentado Valdinei Cecílio de Brito foi condenado a 24 anos de prisão em abril de 2023. Brito respondia o processo em liberdade. Ele não foi preso na saída do Fórum.
O julgamento durou 12 horas e os jurados decidiram pela condenação do réu por homicídio duplamente qualificado. Para a avó, mesmo com a decisão, a dor continua.
“O que eu procuro fazer é me lembrar dele [do neto] dando risada, brincando comigo, conversando, porque, se não, eu enlouqueço. Depois que aconteceu isso, acabou com a minha vida. É horrível, é horrível, eu saí daquele Fórum achando que estava tudo resolvido.”
Valdinei Cecílio de Brito, ex-PM condenado pela morte de adolescente em Ribeirão Preto, SP, segue foragido
Arquivo pessoal
Ao g1, o advogado de defesa de Brito, Julio Mossin, disse à época do julgamento que iria recorrer da decisão e o PM aguardaria o julgamento do recurso em liberdade.
Procurado novamente neste sábado (3), ele não quis comentar o assunto.
Câmera de segurança de posto de combustível flagrou momento que Luciano Lima caiu da bicicleta, já baleado, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Câmera de segurança
O caso
Luciano morreu com um tiro nas costas em outubro de 2012 depois de uma breve discussão com Brito por conta de um cone de trânsito. O crime aconteceu próximo a um posto de combustível na Avenida Patriarca, no Jardim Piratininga.
O PM nunca foi preso. Na época, ele chegou a afirmar que agiu em legítima defesa, porque Luciano teria tentado assaltá-lo, fato que foi descartado durante as investigações.
Apesar de baleado, adolescente pedalou até um posto de combustível na Avenida Patriarca
Reprodução/EPTV
O inquérito foi concluído em fevereiro de 2013 e o ex-policial foi formalmente indiciado por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e sem possibilidade de defesa da vítima.
Câmeras de segurança do posto de combustível flagraram o momento que o adolescente caiu da bicicleta, já baleado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para a Unidade Básica e Distrital de Saúde (UBDS) da Vila Virgínia, mas já chegou sem vida.
*Sob a supervisão de Flávia Santucci
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região