A primeira onda de frio de 2025 está prevista para ter início na próxima semana e as simulações em supercomputadores indicam potencial para avançar com força sobre o Brasil.
Segundo a Climatempo, além da região Sul, grande parte do Sudeste, Centro-Oeste até Rondônia, Acre e o Sul do Amazonas poderão sentir os efeitos desse sistema.
A meteorologista Josélia Pegorim explica que o diferencial dessa massa de ar frio é que ela deve ter características continentais.
Isso quer dizer que o ar de origem polar vai se deslocar pelo interior da América do Sul e não sobre o oceano, que enfraquece o poder de resfriamento,
diz Josélia Pegorim, da Climatempo.
Quando?
A Climatempo diz que o ar frio intenso deve vir junto a uma frente fria e, provavelmente, começará a causar chuva no Sul do Brasil e Paraguai no dia 27 de maio.
Este é considerado o primeiro pulso de ar polar, que avança sobre o Sul e Mato Grosso do Sul no dia 28 de maio, quando a instabilidade da frente fria se espalha sobre parte de São Paulo e de Mato Grosso.
Já nos dias 29 e 30 de maio, o ar polar já deve causar uma queda da temperatura acentuada em áreas do Sul do país, de Mato Grosso do Sul e também do Oeste e Sul de Mato Grosso.
Em São Paulo, a queda da temperatura ainda não seria muito brusca por causa do excesso de nebulosidade e chuva. Estes dois dias ainda devem ser marcados por temperaturas altas e calor na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste,
diz a meteorologista Josélia Pegorim.
A Climatempo explica que um segundo pulso de ar polar deve avançar sobre o Brasil entre os dias 31 de maio e 1 de junho e atingir as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.
Frio abaixo de 0°C e neve
A previsão indica que os estados da região Sul do Brasil podem registrar temperaturas negativas, inclusive fora das regiões serranas, e com possibilidade de neve, já que há expectativa de que a frente fria venha associada a um grande ciclone extratropical.
Se esta onda de frio realmente avançar sobre o Brasil de forma continental, o ar frio polar poderá entrar intenso pelo interior do Sudeste e sobre a região Centro-Oeste, fazendo com que muitas áreas experimentem o frio próximo ou até abaixo dos 10°C, o que não é comum na maioria das áreas dessas regiões. Numa primeira análise, temperaturas um pouco abaixo de 0°C poderiam ocorrer em áreas de Mato Grosso do Sul e também em São Paulo,
explica a meteorologista Josélia Pegorim.
É importante destacar que essas projeções são iniciais e ainda poderão sofrer ajustes.
SAIBA MAIS
Defesa Civil emite alerta para risco de chuva forte; Veja regiões afetadas no estado de SP
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Existe antissemitismo no Brasil?
O post Veja o que se sabe sobre a primeira onda de frio de 2025, que promete temperaturas abaixo de 0°C apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.