Animais foram encontrados mortos entre sexta-feira (27) e sábado (28) por moradores. Polícia Civil investiga o caso como abuso e aponta vizinha como suspeita. Vídeo mostra suposto envenamento que matou 23 gatos em São Joaquim da Barra
Um vídeo de câmera de segurança mostra o momento do suposto envenenamento contra dezenas de gatos em São Joaquim da Barra (SP), na última sexta-feira (27). Ao menos 23 felinos, sendo um deles uma gata prenha de quatro filhotes, foram encontrados mortos no Centro da cidade.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
No vídeo, é possível ver uma mulher na garagem de uma casa com o portão aberto, por volta das 20h. Ela se dirige até uma árvore com algo nas mãos e coloca no chão.
Logo após, alguns animais se aproximam e parecem comer o que a mulher deixa no local. A suspeita da Polícia Civil é de que a comida estava envenenada e causou a morte dos felinos, como afirma o delegado responsável pelo caso, Gustavo de Almeida Costa.
“A nossa suspeita é de envenenamento, porque os gatos espumavam pela boca, eliminando-se uma secreção branca e se debatiam, logo após comer os alimentos. É uma característica típica de envenenamento.”
De acordo com o delegado, restos dos alimentos foram levados até a delegacia e era possível ver substâncias que aparentavam ser veneno. O material foi encaminhado para a perícia e, a partir do laudo, a hipótese de envenenamento poderá ser confirmada ou não.
A polícia investiga o caso como abuso contra animais. A mulher apontada como suspeita ainda não prestou depoimento e também não foi localizada pela reportagem.
Gatos são achados mortos em São Joaquim da Barra, SP, e moradores suspeitam de envenenamento
Redes Sociais
Além dos 23 animais encontrados mortos no fim de semana, cinco dias antes, na segunda-feira (23), outros cinco também apareceram mortos em uma rua no bairro João Paulo II. Ao todo, 28 gatos morreram em menos de uma semana. A polícia investiga se os casos têm relação.
Gatos mortos
Moradores de São Joaquim da Barra encontraram entre sexta-feira e sábado (28) mais de 20 gatos mortos no Centro da cidade. Um boletim de ocorrência foi registrado.
Uma das moradoras relatou à polícia que chegou a sua casa, na Rua Paraná, na sexta-feira, e encontrou oito dos gatos dela mortos dentro da residência e mais quatro nos arredores.
Na mesma noite, uma vizinha encontrou mais sete animais mortos, o que levantou a suspeita de envenenamento. Outros animais ainda foram encontrados mortos na esquina das ruas Paraná e Bela Vista.
Moradores e protetores de animais cobram por justiça após a morte dos animais. A protetora de animais Simone dos Santos foi quem registrou o boletim de ocorrência.
Ela afirmou que os gatos mortos eram cuidados pelos seus pais e outros vizinhos. Junto com outros protetores, foi realizado um protesto nesta segunda-feira (30) pedindo por uma apuração rigorosa.
“Eu espero que a justiça seja feita, e que quem fez isso pague pelo que fez. Eu não consigo entender como uma pessoa pode tirar a vida de tantos animais assim”, diz.
A protetora suspeita de uma vizinha que se mudou há cerca de dois meses para o bairro. Ela teria reclamado do cheiro e da presença dos animais, além de xingar vizinhos que os alimentavam.
“Ela jogou algo e se retirou rapidamente para dentro de casa. Eu não deixei os outros gatos comerem. O veneno estava fermentando, parecia até que estava borbulhando. A carne estava claramente contaminada”, explicou Simone.
Gatos encontrados mortos em São Joaquim da Barra
Redes sociais
Assista à reportagem do EPTV2 na íntegra:
São Joaquim da Barra registra 28 mortes de gatos e polícia suspeita de envenenamento
*Sob supervisão de Helio Carvalho
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região