{"id":337,"date":"2023-05-05T15:00:27","date_gmt":"2023-05-05T18:00:27","guid":{"rendered":"https:\/\/spribeiraopretofranca.jornalfloripa.com.br\/programa-telessaude-em-barretos-completa-1-ano-com-18-mil-atendimentos\/"},"modified":"2023-05-05T15:00:27","modified_gmt":"2023-05-05T18:00:27","slug":"programa-telessaude-em-barretos-completa-1-ano-com-18-mil-atendimentos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/spribeiraopretofranca.jornalfloripa.com.br\/programa-telessaude-em-barretos-completa-1-ano-com-18-mil-atendimentos\/","title":{"rendered":"Programa Telessa\u00fade, em Barretos, completa 1 ano com 18 mil atendimentos"},"content":{"rendered":"


Servi\u00e7o da Secretaria Municipal de Sa\u00fade, que utiliza o WhatsApp para atender a popula\u00e7\u00e3o, \u00e9 avaliado com n\u00edvel de excel\u00eancia
\nCr\u00e9dito: Prefeitura de Barretos.
\nCriado para orienta\u00e7\u00f5es sobre os sintomas da Covid-19, o Programa Telessa\u00fade se tornou, em abril de 2022, mais uma ferramenta na Rede P\u00fablica de Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica \u00e0 Sa\u00fade de Barretos e completa seu primeiro ano de atividades contabilizando 18 mil atendimentos. Com a regulamenta\u00e7\u00e3o da teleconsulta, o servi\u00e7o foi ampliado e se tornou uma Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade Virtual, oferecido por meio de uma equipe multidisciplinar formada por atendentes, enfermeiros e m\u00e9dicos, que atendem exclusivamente por meio do WhatsApp. O coordenador do servi\u00e7o, Dr. Fir\u00e1s Droubi, explicou a import\u00e2ncia da ferramenta.
\n\u201cTemos mais um canal de atendimento \u00e0 popula\u00e7\u00e3o, que nos permite fortalecer a aten\u00e7\u00e3o prim\u00e1ria, facilitar o acesso e diminuir a fila nas outras unidades, como as UBSs, UPA e Santa Casa\u201d.
\nA amplia\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o \u00e9 vista, ainda, como uma a\u00e7\u00e3o preventiva, pois a facilidade do atendimento permite que a popula\u00e7\u00e3o receba todas as orienta\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias de forma r\u00e1pida, sem a necessidade de deslocamento e espera para uma consulta em uma unidade de sa\u00fade. O Secret\u00e1rio de Sa\u00fade, Mussa Calil, ressaltou a relev\u00e2ncia do servi\u00e7o.
\n\u201cN\u00f3s come\u00e7amos o Telessa\u00fade no nosso munic\u00edpio diante dos desafios impostos pela pandemia. A partir disso, vimos que o servi\u00e7o traria muitos benef\u00edcios para os barretenses e, felizmente, chegamos a um ano do programa fazendo a diferen\u00e7a a cada dia para a nossa popula\u00e7\u00e3o\u201d, enfatizou.
\nNo Telessa\u00fade, o m\u00e9dico pode fazer desde uma orienta\u00e7\u00e3o at\u00e9 uma consulta, com renova\u00e7\u00e3o e emiss\u00e3o de receita. Nos casos em que o paciente necessita passar por um especialista, ele \u00e9 direcionado de maneira correta, aumentando a resolutividade no Sistema \u00danico de Sa\u00fade e promovendo mais qualidade de vida \u00e0 popula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Cr\u00e9dito: Prefeitura de Barretos.
\nN\u00edvel de excel\u00eancia
\nSegundo Dr. Fir\u00e1s, o \u00edndice de satisfa\u00e7\u00e3o dos usu\u00e1rios \u00e9 superior a 80%, em um monitoramento que classifica o servi\u00e7o com patamar de excel\u00eancia.
\n\u201cPelo menos tr\u00eas em cada quatro casos que atendemos s\u00e3o resolvidos pelo pr\u00f3prio Telessa\u00fade. Al\u00e9m disso, fornecemos encaminhamentos. Igual a este servi\u00e7o, n\u00e3o conhe\u00e7o nenhum outro no Brasil\u201d, ressaltou.
\nEm 2023, j\u00e1 foram mais de 5 mil atendimentos, prestados a mais de 3.500 pacientes. Dr. Fir\u00e1s analisa como mais um sinal de aprova\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o pela popula\u00e7\u00e3o, pois os n\u00fameros demonstram que os pacientes que utilizam o Telessa\u00fade uma vez voltam a procur\u00e1-lo quando t\u00eam uma nova necessidade.
\nRealizado por meio de uma parceria com o Hospital de Amor, o servi\u00e7o permite que os pacientes fa\u00e7am suas consultas no conforto de sua resid\u00eancia, sem gastar com deslocamento, diminuindo os casos de desist\u00eancias, recorrentes no atendimento presencial.
\n\u201cPelo Telessa\u00fade, \u00e9 poss\u00edvel tirar d\u00favidas do paciente e, at\u00e9 mesmo, resolver uma situa\u00e7\u00e3o que com o tempo poderia se tornar mais grave. Ele tamb\u00e9m impacta na rotina das pessoas, pois elas n\u00e3o precisam, por exemplo, perder um dia de trabalho para ir ao m\u00e9dico\u201d, pontuou Dr. Fir\u00e1s.
\nOutra contribui\u00e7\u00e3o est\u00e1 em agilizar atendimentos quando a procura espont\u00e2nea em uma Unidade B\u00e1sica de Sa\u00fade ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) est\u00e1 acima da m\u00e9dia. Ao lado da UPA, est\u00e1 instalado um \u00f4nibus da sa\u00fade, que funciona como consult\u00f3rio e, quando a procura est\u00e1 grande na unidade, pacientes triados como prioridade azul ou verde podem usar aquele espa\u00e7o para entrar em contato com o Telessa\u00fade.
\n\u201cAssim o servi\u00e7o ajuda a reduzir o tempo de espera na UPA, que pode ent\u00e3o concentrar seus esfor\u00e7os principalmente nas prioridades amarelas e vermelhas, as quais s\u00e3o os casos mais graves e que requerem atendimento presencial rapidamente\u201d, observou o coordenador.
\nA m\u00e9dica Bruna Novaes, que atua no Telessa\u00fade, relatou que no dia a dia atende pacientes em diversas situa\u00e7\u00f5es.
\n\u201cN\u00f3s fazemos videochamadas com pessoas que est\u00e3o no trabalho, tem quem est\u00e1 dentro do carro, estaciona e faz a consulta e muitas vezes pacientes da zona rural, que est\u00e3o l\u00e1 em Alberto Moreira, por exemplo, e conseguimos auxiliar por aqui. \u00c9 muito gratificante perceber que estamos contribuindo com essas pessoas\u201d.
\nO coordenador do servi\u00e7o explicou, ainda, que o Telessa\u00fade \u00e9 bastante procurado por pessoas que precisam renovar receita m\u00e9dica e para pedidos de exames.
\n\u201cOrientamos pessoas que t\u00eam diabetes, hipertens\u00e3o, infec\u00e7\u00e3o urin\u00e1ria, quem tem sintomas gripais. O problema que a pessoa relatar, a equipe estar\u00e1 aqui para ajudar a solucionar\u201d, afirmou.
\nDr. Fir\u00e1s salientoou que os profissionais seguem tamb\u00e9m todos os protocolos para classificar os casos suspeitos de dengue, orientando o paciente a fazer notifica\u00e7\u00e3o e a tomar as medidas necess\u00e1rias levando em conta os tipos de sintomas que tem.
\n\u201cAl\u00e9m disso, contribu\u00edmos inclusive com o planejamento familiar, tendo atendido e realizado o encaminhamento de homens que procuram cirurgia de vasectomia\u201d, disse. Ele mencionou que, buscando preservar vidas, quando se faz necess\u00e1rio, a equipe tamb\u00e9m presta suporte a pacientes com ideia suicida.
\nDe beb\u00eas a pessoas idosas e consulta em fam\u00edlia
\nErika Cruzeiro Fernandes, enfermeira coordenadora do Telessa\u00fade, informou que a maioria dos pacientes que utiliza o servi\u00e7o tem entre 20 e 60 anos.
\n\u201cMas j\u00e1 atendemos desde m\u00e3e pedindo orienta\u00e7\u00e3o para rec\u00e9m-nascido at\u00e9 paciente de 90 anos, que o familiar fez a chamada e o pr\u00f3prio paciente conversou com o m\u00e9dico na consulta\u201d, disse.
\nErika e Dr. Fir\u00e1s explicaram que o Telessa\u00fade possibilita at\u00e9 que um familiar que esteja em outro bairro ou em outra cidade participe na mesma liga\u00e7\u00e3o durante a consulta de uma pessoa idosa, por exemplo.
\n\u201cO familiar vai poder fazer perguntas e, dependendo da situa\u00e7\u00e3o, at\u00e9 colaborar para lembrar as orienta\u00e7\u00f5es do m\u00e9dico, as quais em alguns casos a pessoa n\u00e3o memorizaria sozinha\u201d, refor\u00e7ou Dr. Fir\u00e1s.
\nComo usar o servi\u00e7o
\nPara acessar o Telessa\u00fade, basta estar em Barretos, mandar uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp para o n\u00famero do servi\u00e7o \u2013 (17) 3612- 0003, estar de acordo com os termos de prote\u00e7\u00e3o de dados utilizados e, ap\u00f3s o contato inicial com um funcion\u00e1rio administrativo, prosseguir o atendimento por chamada de v\u00eddeo.
\nEm determinadas situa\u00e7\u00f5es, o paciente ser\u00e1 direcionado para orienta\u00e7\u00e3o por enfermeiros. Sempre que necess\u00e1rio ser\u00e1 atendido pelos m\u00e9dicos do servi\u00e7o; eventualmente com a participa\u00e7\u00e3o de estudantes do 5\u00ba ano de medicina, sob supervis\u00e3o do m\u00e9dico ou m\u00e9dica do Telessa\u00fade, que tamb\u00e9m participar\u00e1 da consulta por videochamada. O servi\u00e7o \u00e9 gratuito para a popula\u00e7\u00e3o que reside em Barretos e, tamb\u00e9m, aos que estiverem de passagem e necessitarem de atendimento.
\nPrefeitura da Est\u00e2ncia Tur\u00edstica de Barretos
\nwww.barretos.sp.gov.br
\n(17) 3612.2000<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Servi\u00e7o da Secretaria Municipal de Sa\u00fade, que utiliza o WhatsApp para atender a popula\u00e7\u00e3o, \u00e9 avaliado com n\u00edvel de excel\u00eancia Cr\u00e9dito: Prefeitura de Barretos. Criado para orienta\u00e7\u00f5es sobre os sintomas da Covid-19, o Programa Telessa\u00fade se tornou, em abril de 2022, mais uma ferramenta na Rede P\u00fablica de Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica… Continue lendo → <\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":338,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-337","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-sem-categoria"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/spribeiraopretofranca.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/337","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/spribeiraopretofranca.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/spribeiraopretofranca.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/spribeiraopretofranca.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/spribeiraopretofranca.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=337"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/spribeiraopretofranca.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/337\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/spribeiraopretofranca.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/338"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/spribeiraopretofranca.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=337"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/spribeiraopretofranca.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=337"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/spribeiraopretofranca.jornalfloripa.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=337"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}